Nosso objetivo é estudar, analisar e propor Políticas Públicas voltadas à infância e juventude, com foco na prevenção de atos infracionais e na proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Buscamos avaliar os mecanismos já existentes e apresentar alternativas que fortaleçam a rede de proteção social, envolvendo não apenas os menores, mas também suas famílias e as comunidades em que estão inseridos.
Entre as iniciativas propostas, destacamos a elaboração de um modelo de Delegacia de Polícia especializada, voltada ao atendimento desse público. Esse modelo deverá contemplar protocolos de investigação específicos, acompanhamento estatístico, atendimento a casos de desaparecimento e um fluxo de procedimentos que assegure o acompanhamento desde a primeira ocorrência até a conclusão do caso.
Além disso, pretendemos divulgar boas práticas e procedimentos já existentes, ao mesmo tempo em que estimulamos novas formas de atuação com menores em risco social ou em conflito com a lei. Nosso compromisso inclui, ainda, o acompanhamento e a proposição de melhorias na legislação referente às crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficazes, humanas e integradas.
Com essa visão, buscamos consolidar um sistema de atendimento que seja preventivo, inclusivo e protetivo, garantindo oportunidades de desenvolvimento saudável e a redução da reincidência juvenil.